Quais são os sintomas não conhecidos do câncer de mama?


Você realmente conhece os sintomas do câncer de mama? Saiba que eles vão muito além do nódulo, o sintoma mais comum.

O nódulo no seio é, de fato, o sintoma mais comum e mais conhecido que pode indicar o câncer de mama. Ele pode ser percebido através do autoexame ou pela mamografia. O nódulo é um sintoma do estágio inicial do problema e que, fatalmente, ajuda no sucesso do tratamento da doença.

Entretanto, existem diversos outros sintomas que podem indicar o câncer de mama e que devem ser conhecidos. Esses sintomas, muitas vezes, indicam um estado mais avançado da doença, porém, também são essenciais para a indicação do tratamento necessário. Alterações na temperatura, textura, cor e formato das mamas são outros indicativos de um possível problema.

Feridas

Úlceras na pele também são um dos mais visíveis sintomas do câncer de mama. Ficar atenta e não ignorar possíveis feridas e crostas que surgirem nessa região é fundamental para buscar o tratamento necessário.

Coceira

É claro que não é qualquer coceirinha que já pode ser relacionada ao câncer de mama. Porém, uma coceira recorrente na região dos seios pode ser sinal de alerta. Conforme afirmam os especialistas, isso significa que o tumor ainda não conseguiu um grau de penetração grave nos tecidos e se exterioriza dessa forma.

Secreções ou sangue

Não é comum, mas é possível que fluídos amarelados ou com a presença de sangue sejam liberados pelos seios. No entanto, esse sintoma não é dos mais graves, e pode indicar que o câncer está em estágio inicial.

Nódulos e inchaço nas axilas

Esse é um dos sintomas mais sérios e que merece uma atenção um pouco maior. Quando nódulos surgem nas axilas quer dizer que o câncer está fugindo pelos gânglios linfáticos e já está um tanto quanto avançado. Se isso acontecer, procure um médico urgentemente.

Qualquer alteração que você perceber na região dos seios, seja na pele, seja dores, qualquer coisa que de fato de incomode e cause estranheza, procure um médico especialista. Descobrir o câncer em seu estágio inicial é fundamental para aumentar as chances de cura.