Baixa ingestão de líquidos pode causar infecção urinária


O diagnóstico da infecção urinária pode vir de surpresa. Por isso, ficar atento aos sintomas e como evitá-la pode te livrar de um grande problema

A infecção urinária, também conhecida como cistite, é a presença de bactérias, fungos e vírus ou microrganismos em qualquer parte do trato urinário. Sem o tratamento adequado, pode causar complicações, levando à infecção dos rins e das vias urinárias superiores.

Existem diversos fatores que podem causar a infecção urinária, como gravidez, relações sexuais, imunidade baixa, stress, mas o principal responsável por isso é a baixa ingestão de líquidos.

Tomar pouca água é o grande vilão que pode causar a infecção de urina. Com isso, você faz menos xixi e a urina parada vira um prato cheio para as bactérias causadoras desse problema. Xixi com cor escura e cheiro forte são sinais de que você precisa de mais líquido.

Por isso, é fundamental que você beba bastante líquido – especialistas apontam que 2 litros por dia é o mínimo necessário. Com isso, você irá fazer mais xixi e deixará a bexiga mais limpa, pois, com esse processo de encher e esvaziar, as bactérias encontram dificuldade para se instalar na uretra e na bexiga.

Qualquer sinal que você perceber de estranho quando estiver urinando, procure o médico especialista para saber se há algo de errado e como proceder. Porém, não deixe de beber muita água, pois isso pode te livrar de um grande problema.