O que trata o médico proctologista?


A proctologia busca diagnosticar e tratar enfermidades relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano.

Antes de mais nada é importante explicar mais precisamente o que é proctologia. Essa especialidade médica trata de enfermidades que acometem a porção terminal do aparelho digestivo: o cólon, o reto e o ânus.

Apesar de trabalhar com as partes mais íntimas do corpo humano, é importante que a consulta seja regular, bem como a realização de exames preventivos. Um dos cânceres que mais matam, o câncer intestinal pode ser diagnosticado pelo proctologista.

O médico proctologista, além de realizar exames clínicos habituais, também é responsável por efetuar o toque retal, pelo qual é possível perceber anormalidades existentes nas paredes do ânus e do reto. Ele também realiza exames e intervenções por meio de videocolonoscopia, capaz de diagnosticar qualquer problema da junção entre o intestino grosso e o delgado.

Através dos exames realizados pelo proctologista, é possível tratar doenças como tumores de cólon e do reto, hemorróidas, constipações intestinais, fissuras anais, procidências de reto, pólipos e divertículos do cólon, doenças inflamatórias, doenças de Crohn, sangramentos, retenção e incontinência fecal.

Caso você apresente alguns sintomas como sangramentos, dificuldades para realizar as necessidades, dor e cólica abdominal frequentes, dor ao evacuar, histórico familiar com câncer intestinal, é extremamente importante procurar um proctologista o mais rápido possível.