O que causa falta de circulação sanguínea?


Existem diversas causas que ocasionam na falta de circulação sanguínea. O estilo de vida é o principal motivo.

A correria do dia a dia acaba fazendo com que as pessoas cuidem menos da própria saúde. Alimentação, hábitos viciosos, problemas psicológicos e a falta da prática de atividades físicas são estilos de vida que podem prejudicar a circulação sanguínea.

Alimentação

O excesso de sal na alimentação é um grande vilão nas nossas vidas. O sódio retém líquido no organismo e aumenta o trabalho cardíaco, o que favorece o aparecimento de problemas no coração, artérias e nos rins. Alimentos enlatados, embutidos e em conserva são apenas alguns exemplos que contêm excesso de sal.

A alta ingestão de gordura é outro fator que pode prejudicar a circulação sanguínea. Por conta disso, a obesidade é uma das doenças relacionadas ao excesso de gorduras, além de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol.

Hábitos viciosos

Um péssimo hábito muito comum é o de uso de cigarros. Fumar reduz a quantidade de oxigênio que chega ao coração, causa hipertensão arterial e acelera o acúmulo de gordura e outros elementos nas paredes das artérias.

Dormir pouco também é um hábito horrível. As pessoas que costumam dormir por menos de 7 horas diárias acabam tendo uma noite de sono ruim e estão mais propensas a desenvolver obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Problemas psicológicos

O ritmo intenso da vida que vivemos atualmente pode ser um dos problemas que causam a falta de circulação sanguínea. O estresse pode originar hipertensão arterial, dor no peito e infarto.

Falta de atividades físicas

O sedentarismo, sem sombra de dúvidas, é um grande fato que leva à falta de circulação sanguínea. A atividade física é um dos itens mais importantes para fazer o organismo funcionar corretamente. Mesmo que você não tenha muito tempo livre na sua rotina, procure arrumar pelo menos 30 minutos do seu dia, durante 3 vezes na semana para algum exercício, mesmo que seja leve, como caminhada ou hidroginástica.

Por isso, apresentar algum sintoma como úlceras nas pernas, inchaço, descoloração da pele, varizes, mãos e pés frios, entre outros, pode ser sinal de falta de circulação sanguínea.

O angiologista é um profissional que tem como especialidade médica o tratamento de doenças que surgem nas artérias, por falta de circulação adequada, nas veias que se manifestam através de varizes e tromboses e nos vasos linfáticos. Realize um orçamento na Clínica Clip em nosso site.

Em caso de apresentar qualquer um dos sintomas citados anteriormente, procure um médico especialista o mais rápido possível.