Quais são as principais doenças do ouvido?


O ouvido é um órgão multifacetado e por conta da sua complexidade são várias as doenças que um indivíduo pode adquirir.

Capaz de perceber e transformar as ondas sonoras presentes no ar para que o cérebro consiga decifrá-las, o ouvido humano é órgão complexo que pode ser divido em três partes.

Ouvido externo, que recebe as ondas sonoras, médio, local onde ocorre a transformação das ondas, e interno, onde elas são traduzidas para impulsos nervosos e encaminhadas para o cérebro por meio do nervo acústico.

Devido a essa complexidade, são várias doenças de ouvido que um indivíduo pode adquirir. Confira quais são essas principais:

Otite

As otites são as inflamações mais comuns que podem ocorrer em diversas regiões da orelha, como o ouvido externo ou médio. Dependendo da gravidade da inflamação, o paciente se queixa de dor, sensação de ouvido entupido e até sangramento e secreções.

Elas podem surgir a partir da entrada de água no ouvido, gripe ou processo alérgico como a rinite.

Labirintite

As labirintites são doenças do ouvido interno, também chamado de labirinto. Seus principais sintomas são tontura, náusea, dor de cabeça, falta de ar, dentre outras.

Lesões no ouvido interno, diabetes, alterações na coluna ou cardiovasculares, problemas emocionais, consumo excessivo de álcool e tabaco são algumas das principais causa da doença.

Zumbido

Aquela sensação incômoda de barulho dentro do ouvido ou da cabeça são os zumbidos que podem atrapalhar a concentração nas atividades do dia a dia ou na hora de dormir. Ele pode ser causado pela perda de audição, lesões ou doenças circulatórias.

Em todos esses casos, o mais indicado é procurar um otorrinolaringologista para que ele possa identificar o problema, a causa e realizar os procedimentos mais adequados para o tratamento.

A Clínica Clip dispõe dos melhores otorrinos, preparados para realizar todos os procedimentos necessários. Acesse nosso site, saiba mais e realize um orçamento.