Conheça os tipos de ultrassonografia


A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras para obtenção de cortes anatômicos.

Também conhecida como ecografia, ou simplesmente ultrassom, a ultrassonografia é logo associada a exames no período da gravidez, porém ela é muito mais completa que isso. São vários tipos de ultrassonografia utilizados na prática médica, dependendo do tipo de transdutor empregado (a parte do equipamento que entre em contato com o paciente) ou tipo do exame realizado.

Os tipos de transdutores disponíveis e suas aplicações dependem do tipo de exame que deseja ser executado. Saiba quais são essas utilidades que seguem o princípio da ultrassonografia:

Transdutor curvo (convexo):
Destinado aos exames dos órgãos internos, como: fígado, vesícula biliar, rins, feto, útero, ovário, coração, etc.

Transdutor linear:
Indicado aos exames dos órgãos externos e superficiais, como a tireoide, as mamas, testículos, músculos, tendões e pele.

Transdutor endocavitário:
Voltado para os exames dos órgãos internos, utilizando as vias naturais do organismo, como esôfago, vagina e reto. Também podem ser utilizados nas vias artificiais durante as cirurgias abertas ou fechadas como neurocirurgia e endoscopia.

Transdutor setorial:
Destinado a facilitar os exames de alguns órgãos internos, principalmente para cardiologia e neurologia.

Transdutores especiais:
Utilizado apenas para obtenção de imagens especiais como 3D/4D e biplanares.

Doppler:
Em todos os transdutores, é possível contar com esse recurso, que é utilizado para medir a velocidade do sangue nas mais diversas áreas da medicina: cardiologia, obstetrícia, vascular, hepatologia e nefrologia.

Elastografia:
Recurso utilizado para avaliação da elasticidade dos tecidos, como por exemplo das mamas e fígado.

Imagem panorâmica:
Recurso utilizado para obtenção de planos anatômicos mais amplos, que possibilita uma visão além do básico de todos os transdutores. Com ele, é possível obter o plano total da mama, do útero, da parede abdominal e muito mais.

Ultrassonografia contrastada:
Utilizado para avaliação da perfusão dos tecidos, como os do coração, fígado e alguns tumores. Esse processo é realizado através do emprego de contrastes por via sanguínea, as chamadas microbolhas de gás.

 

Viu só como a ultrassonografia possui diversas aplicações? Com ela, é possível saber o que se passa com praticamente todo o seu corpo e então partir para os exames e tratamentos específicos.